A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é o H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. A água pura não possui cheiro nem cor.

Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água, ela é extremamente importante para o homem e também fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.

Atualmente em Lucas do Rio Verde são mais de 22,3 mil unidades consumidoras, o que corresponde a 100% de cobertura residencial, empresarial e industrial que recebem a água tratada pelo SAAE.

DICAS DE RACIONAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUA NO DIA-A-DIA:

  • Não use água para lavar carros e calçadas;
  • Ao escovar os dentes, feche a torneira;
  • Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
  • Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
  • Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;
  • Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente o SAAE ou a prefeitura.
  • Junte uma boa quantidade de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar;
  • Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Lembre-se: se todos economizarem a água não vai faltar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro. Ganha-se duas vezes.

COMO PROCEDER PARA A INSTALAÇÃO DA ÁGUA

Para fazer uma ligação de água em seu imóvel o primeiro passo é ir até a Prefeitura no Departamento de Tributação e solicitar uma informação Cadastral e levar a mesma até a sede do SAAE.

Será passada uma lista de material necessário, após isso funcionários do SAAE irão até o imóvel marcar o local correto a ser cavado para instalação do cavalete. Após ser marcado com cal, a área deve ser cavado (responsabilidade do usuário) seguindo as indicações abaixo:

  • O quadrado deve ser cavado 1m X 1m com a profundidade necessária até encontrar a rede;

Obs.: Nesse local não se deve cavar com maquinário, evitando assim o risco de quebra e/ou perfuração da Rede Principal de Água.

A valeta do “Ramal”, local onde passará a mangueira que saí da rede até o local de instalação do cavalete, pode ser cavada da largura do enxadão com 60cm de profundidade.

A T E N Ç Ã O

Toda e qualquer modificação/alteração antes do cavalete deve ter prévia autorização do SAAE. A perfuração da rede e ligação é de total responsabilidade dos Funcionários do SAAE.

O usuário não tem autorização para mexer no cavalete, deslocamento e até mesmo consertos devem ter comunicação imediata no SAAE, para posterior fiscalização.

O descumprimento dessas normas serão vistas como violação e o usuário terá a suspensão provisória do fornecimento de água até a regularização perante o SAAE.

Faça o Pedido de Ligação no SAAE, não faça por conta própria, caso contrário, será responsabilizado conforme previsto na lei.