Chamamos de Esgoto Sanitário a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário. Dependendo do uso, há distintas denominações.

Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as águas das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.

Atualmente Lucas do Rio Verde conta com mais de 6,3 mil ligações de esgoto, o que corresponde a cerca de 38% da população luverdense alcançada com a rede de esgoto.

Os bairros Téssele Júnior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii e Vida Nova já contam com a rede de esgoto desde a sua inauguração. Nos bairros Pioneiro, Centro e Menino Deus também contam com a rede.

CUIDAR DA REDE DE ESGOTO TAMBÉM É CUIDAR DA SAÚDE

O bom funcionamento da rede coletora de esgoto depende de cada um dos usuários.

Veja alguns cuidados que são necessários:

  • Não jogar absorvente, fralda, ponta de cigarro, preservativo, gilete ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário.
  • Não jogar pó de café, restos de comida, cascas de fruta, legumes, óleo e qualquer outro tipo de detrito na pia da cozinha.
  • Todas as ligações devem passar obrigatoriamente por uma caixa de gordura. Esta tem a finalidade de conter a gordura da cozinha (principalmente da pia) que de maneira alguma poderá ser lançada na galeria, pois ocorre o acumulo da gordura nas paredes internas da rede coletora causando entupimento. Esta caixa deverá ser limpa a cada trinta dias e o material deverá ser depositado na lixeira da rua para coleta do caminhão.

Atenção: Os ralos do lado de fora da casa não podem ser ligados à rede de esgotos. Se isso acontecer, corre-se o risco de que o esgoto volte pelos ralos e pias, para dentro de casa.

 COMO SOLICITAR A LIGAÇÃO DO ESGOTO

Toda pessoa que estiver interessada em ligar esgoto em sua residência ou comércio deverá procurar o escritório do Saae ou entrar em contato pelo telefone (65) 3549-7700 para fazer seu pedido.

CUSTO PARA LIGAÇÃO

O valor da taxa de ligação e a porcentagem base para o cálculo de valor do consumo de água você encontra aqui.